expand_less

Archive for maio 16th, 2015

Verde subindo as paredes em um criativo jardim vertical Categoria(s): Ambientes

Verde subindo as paredes em um criativo jardim vertical

Postado por Ines 16 de maio de 2015

daniela

Por Daniela Sedo*

Criados para diminuir a falta das áreas verdes em grandes centros urbanos, os painéis vegetais, ou jardins verticais, cumprem bem o papel de ocupar qualquer espaço vertical com lindas flores e criar um ambiente muito agradável e diferente.

Eles podem ser feitos em diversos ambientes, desde paredes de áreas externas, sendo em varandas ou quintais, em áreas internas, como dentro das casas ou até mesmo em ambientes comerciais. É possível fazer em qualquer lugar, desde que se tome cuidado com o tipo de planta a ser utilizado, isso porque existem espécies de sol ou sombra.

Para ambientes com bastante claridade o ideal são espécies como a Samambaia, Renda-portuguesa, Avenca, Chifre-de-veado, Lambari-roxo e a Columéia, todas plantas de sol.

samambaia

 

Para ambientes fechados, que têm pouca incidência de sol, o ideal é utilizar espécies de sombra como a Minibromélia, Peixinho, Repsális, Véu-de-noiva e o Brinco-de-princesa.

minibromelia

Toda a estrutura é muito fácil de ser montada, já que é feita através do plantio das espécies em vasos de terracota, que possuem um de seus lados retos, ideais para ficar presos à parede. Os vasos de terracota, que possuem 15 cm de diâmetro e 20 cm de altura, são feitos em argila cozida no forno e dá um charme todo especial para os jardins verticais.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a impermeabilidade da parede na qual será construído o painel, já que ele deve estar preparado para a umidade vinda das plantas. É importante tomar esse cuidado para não danificar a estrutura da casa, e ter problemas com a umidade posteriormente. Vale fazer um trabalho de impermeabilização no local antes da construção do painel.

Ótima opção de vegetação e que favorece muito a beleza do painel é a utilização da mini costela de adão, uma espécie que deixa o painel tropical. Lembrando que além da função de aproximar as pessoas de uma linda vegetação, os painéis verticais também exercem a função de cobrir imperfeições de muros, criando um aspecto diferente ao ambiente, e uma decoração inovadora.

Além de toda a beleza presente, esse tipo de transformação também atrai pássaros que auxiliam na manutenção dos jardins verticais, já que polinizam as flores, deixando todo o painel sempre com um aspecto diferente e com plantas distintas.

Para modificar qualquer área não é necessário muito trabalho e sim dedicação. Os jardins verticais podem trazer um ar todo diferente para qualquer ambiente, basta escolher o local, tomar os cuidados necessários e escolher as espécies que mais agradam. Sempre é possível criar, nem que seja em uma pequena área, um lindo jardim.

Toda a estrutura é muito fácil de ser montada, já que é feita através do plantio das espécies em vasos de terracota, que possuem um de seus lados retos, ideais para ficar presos à parede. Os vasos de terracota, que possuem 15 cm de diâmetro e 20 cm de altura, são feitos em argila cozida no forno e dá um charme todo especial para os jardins verticais.

* Daniela Sedo é arquiteta e paisagista

Logo PE Con Sidebar

Instagram

  • O tapete d aquele toque todo especial ao ambiente desejado
  • Com tantas opes de lojas online pode at ser difcil
  • Apartamento tambm podem ser sinnimo de ambiente verde Quer saber
  • Oxe Dia do Nordestino  hoje sabia? Vem conferir algumas
  • Quem no gostaria de ter uma varanda gourmet na prpria
  • Moderno e despojado! O estilo Boho tem sido uma febre

Newsletter

  

<Outubro 2018>
SuMoTuWeThFrSa
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

No Banner to display