expand_less
A arquitetura árabe é inspiradora! Categoria(s): Sem categoria, Tendências

A arquitetura árabe é inspiradora!

Postado por Daniela 29 de março de 2012

A Mesquita Sheik Zayed, em Abu Dhabi, é um dos lugares mais impressionantes dos Emirados Árabes e uma das maiores obras da arquitetura moderna do Mundo. Detalhes impregnados de influências da arquitetura mulçumana, como o enorme tapete de 7 toneladas, mosaicos, vidros e portais ogivais

Esqueçam os minimalismos e liberem-se dos preconceitos contra a exuberância! O Fazendo Sala quer mostrar aqui que o Mundo Árabe, com todos os seus exageros e cores fortes, pode sim servir de inspiração quando o assunto é decoração e arquitetura. Garimpando algumas fotos que fiz nas minhas últimas andanças pelos Emirados, cheguei à conclusão de que é possível se inspirar e trazer para a realidade de nossa casa alguns detalhes dos cenários dignos das “Mil e Uma Noites”.

Vou confessar que sempre tive uma queda extra para a sobriedade quando o assunto é ambientação, mas nessa última viagem muitas vezes me descobri encantada por arabescos, vitrais, cores fortes, pedrarias e riqueza de detalhes, caracerísticas dos ambientes decorados pelo povo mulçumano. Mesmo quando a ambientação é moderna e não é árabe em seu modo mais puro, ficam claras as influências, com pés direitos altíssimos, muitos arcos, janelas ogivais, tapeçarias e a predominância do dourado e suas variações.

A influência do estilo árabe na louça da grife Hermés, nas paredes do hall do Hotel Armani e no mobiliário do The Viceroy Yas Island

Na paleta de cores, a decoração árabe é caracterizada pelas cores quentes e vivas como o rosa, o vermelho, o laranja, o turquesa e o verde, em combinação com os outros materiais característicos da cultura oriental, como os bordados dourados e prateados e os acessórios em tons de cobre.

Arabescos, desenhos e formas geométricas reproduzidos em signs, revestimentos, molduras e papeis de parede

Os detalhes inspirados na epigrafia (inscrições caligráficas) e nos arabescos (desenhos que tentam reproduzir natureza) estão por toda a parte, do hotel mais moderno aos shoppings ricos em peças de designers famosos. Os vidros talhados, brilhantes, pintados estampados também chamam a atenção.

O super contemporâneo restaurante Switch, assinado pelo badalado arquiteto Karim Rashid, com a parte central do teto replicando a epigrafia, uma das características do estilo árabe

O estuque, o tijolo e o azulejo também são elementos decorativos típicos dos países islâmico. Os painéis murais adornados com motivos decorativos de laçaria geométrica sobre azulejos e a madeira talhada, muitas vezes com incrustações de marfim, também inspiram a nova arquitetura em cidades como Dubai e Abu Dhabi, onde a ordem é surpreeder com design, luxo e modernidade, sempre lembrando do toque da arquitetura mulçumana tradicional.

Atenção para a trama de ferro sobreposta nas áreas de vidro e nas banquetas e luminárias pendentes

O fato é que ao conhecer Dubai ou Abu Dhabi, percorrendo o roteiro que vai do deslumbrante complexo do Burj Al Khalifa, incluindo uma passadinha pelo moderníssimo Hotel Armani, e chegando ao The Yas Island, da cadeia Viceroy, ou ao restaurante Switch, assinado pelo badalado arquiteto egípcio Karim Rashid, seremos sempre surpreendidos e inspirados pelos traços característicos e nada minimalistas da arquitetura árabe.E, em tempos de mundo globalizado, aqui e ali, no mundo ocidental, essas influências vão aparecendo e, aos poucos, se transformando em tendência e estilo.

Azulejaria, elementos vazados e o caderno da linha Cairo, da Tilibra, com motivos inspirados na arquitetura árabe

E Então? Estão prontos para receber arabescos e outras exuberâncias de portas abertas em suas casas?

Tags:

há 2 Comentários

  1. - 28 de outubro de 2012
      -   Responder

    I was studying some of your articles on this internet site and I conceive this web site is real informative! Continue posting.

  2. Eidilamar
    - 3 de setembro de 2014
      -   Responder

    Estou pronta para receber esses arabescos árabes má minha casa! Mas não sei onde adquirir, moro em Brasilia e gostaria de decorar meu quarto no estilo árabe. Vocês podem me ajudar?

Escreva seu comentário


cinco + 2 =

Logo PE Con Sidebar

Instagram

  • At no banho  importante garantir a segurana e a
  • Conhea e se encante pelo Cupe Beach Living localizado no
  • Os nichos so uma tima opo na hora de decorar
  • Vai reunir os amigos e preparar aquela festa de halloween?
  • Pensando em dar Up no ap? Um dica valiosa
  • O sousplat  responsvel por dar um toque de requinte

  

<Novembro 2018>
SuMoTuWeThFrSa
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

No Banner to display