expand_less
Incrementando a saladinha nossa de cada dia Categoria(s): Gastronomia, Sem categoria

Incrementando a saladinha nossa de cada dia

Postado por admin 14 de maio de 2011

Salada de salmão com gergelim e abacaxi grelhado - Foto: Daniela Gusmão

Sempre chego em casa tarde. Quando consigo ancorar no meu lar um pouco mais cedo, os filhos, cheios de saudade, não me deixam nem parar para comer. Portanto, acabo sempre deixando para fazer um boquinha no meio da noite, quando as minhas funcionárias – elas também são filhas de Deus – já estão curtindo seu merecido descanso. Adoro inventar uma comidinha diferente e pesquisar ingredientes ou ideias novas para incrementar ou inovar na hora do preparo.

Para não correr o risco de cair na tentação de optar por algo trash, como uma pizza ou lasanha congelada, adquiri um hábito saudável. Fiz um trato com Fabrícia -a dona da cozinha da minha casa – e ela sempre deixa uma salada básica (mix de folhas, cenourinha ralada, tomatinhos ou pepinos) na geladeira. Na hora que a fome apertar, uso a criatividade e acrescento alguns ingredientes especiais, sintonizados com meu desejo gastronômico momentâneo ou com a disponibilidade da minha despensa ou geladeira. Entre os meus truques prediletos, usar frutas como kiwi, banana em rodelas, figo, passas, gergelim e um queijinho especial -adoro queijo brie na salada!

Salada de parma com figos é uma opção sofisticada Foto: Reprodução

Em dias de mais disposição, corto uma pêra em quatro pedaços e recheio com uma porção generosa de gorgonzola batido com requeijão e levo ao forno de microondas para gratinar. O resultado é uma super salada LUXO! Perguntei à chef Cláudia Freyre outras dicas e ela me recomendou assar no forno normal, sem gordura nenhuma, umas fatias de presunto tipo parma. Já fiz o teste e ficou uma delícia. O salgadinho crocante agregou muito valor aos ingredientes crus. Também amo misturar molho shoyu com aceto balsâmico, uma colher de sobremesa de geleia de frutas vermelhas ou mel de engenho, pimenta do reino e azeite. Rende um molho ótimo. Alguém já experimentou salpicar granola em cima da mistura de alface, rúcula e verduras cruas? Abrir uma latinha de atum light e juntar uma colher de azeite, iogurte natural, pingos de limão e ervas de provence é outro plus que casa perfeitamente bem com uma saladinha básica. E você? Tem algum truque para passar pra gente? Aceitamos sugestões!

Pêra com nozes formam uma combinação dos deuses - Foto: Reprodução

Tags:

há 6 Comentários

  1. Sandra Leal
    - 14 de maio de 2011
      -   Responder

    Perfeitas as saladinhas, Dani.
    Aqui na praça de Casa Forte estamos precisando de algo assim. Tem até uma lojinha no Burle Max dando sopa. Lançada a idéia.bj

  2. Carolina Moury
    - 14 de maio de 2011
      -   Responder

    Vou lhe contratar viu!!!

  3. Sarita Martins
    - 15 de maio de 2011
      -   Responder

    Daniela: Suas saladas estão maraaaavilhosas.Parabéns. Vou dar uma dica de uma que comí num bistro em Budapeste e sempre estou repetindo: folhas verdes variadas rasgadas c/as mãos,um punhado de nozes quebradas c/as mãos,gomos de laranja s/peles e caroços, talo do salsão em rodelas, cenoura crua ralada em lasquinhas, pepino japones em cubos,croutons, fatias de magret que pode ser substituída p/ frango . O molho misturo suco de laranja,azeite, vinagre balsâmico,mel. Espero que goste. Bjs Sarita,

  4. Carla Leal
    - 17 de maio de 2011
      -   Responder

    Dani querida

    Você arrasou!Adorei as dicas…Vou repassar p/ Sr. Iroaldo u r g e n t e ! ! !
    Bjsss

  5. Claudia
    - 22 de maio de 2011
      -   Responder

    Fiquei c água na boca. Vou testar as receitas!bj

  6. - 28 de outubro de 2012
      -   Responder

    I have recently started a website, the information you offer on this site has helped me greatly. Thanks for all of your time & work.

Escreva seu comentário


− um = 7

No Banner to display

Logo PE Con Sidebar

Instagram

  • Moderno e despojado! O estilo Boho tem sido uma febre
  • Com tantas opes de lojas online pode at ser difcil
  • T a fim de mudar a cara do seu apartamento
  • Oxe Dia do Nordestino  hoje sabia? Vem conferir algumas
  • Quem no gostaria de ter uma varanda gourmet na prpria
  • Apartamento tambm podem ser sinnimo de ambiente verde Quer saber

Newsletter

  

<Outubro 2018>
SuMoTuWeThFrSa
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

No Banner to display

No Banner to display

No Banner to display