expand_less
Categoria(s): Destaques, Notas

Dicas valiosas para não fazer feio na hora de servir vinho em casa

Postado por Ines 5 de Maio de 2014
Amanda Loyo participou do primeiro encontro “Vinhos: Sabores e Saberes”

Sommelier Amanda Loyo participou do primeiro encontro Vinhos: Sabores e Saberes

Receber amigos e familiares em casa é maravilhoso. Mais aconchegante e intimista. Mas na hora de servir o vinho, sempre surge a pergunta: devo usar que tipo de taça? Vai depender do tipo de vinho escolhido. A sommelier Amanda Loyo participou recentemente de um encontro na Casa Modelo voltado para os amantes da bebida. Listamos aqui algumas dicas super importantes, que vão desde o tipo de taça até a temperatura ideal do vinho a ser servido.

tacas_numeros

Escolha a taça certa: Bordeaux (1), Borgonha (2), Sauvignon Blanc (3) e Flûte (4)

Primeiro, a escolha das taças. Existe uma taça ideal para cada tipo de vinho, mas podemos ter em casa três tipos: vinho tinto (tipo Bordeaux), vinho branco (tipo Sauvignon Blanc) e espumante (tipo flûte). Para os mais exigentes, existem dois tipos de taças para tintos: as Bordeaux foram feitas para abrigar vinhos mais encorpados e ricos em tanino, feitos principalmente a partir da uva Cabernet Sauvignon. Os vinhos da Borgonha são mais complexos e concentrados, produzidos principalmente com a uva Pinot Noir. Portanto, as taças são em formato balão (ou seja, com bojo maior do que as Bordeaux) para que haja mais contato com o ar, o que permite que o buquê se libere mais rapidamente.

Dica da Sommelier: O mais importante na hora de harmonizar é testar novos sabores, experimentar novas combinações, mas sempre pensando nas preferências de cada pessoa. Coma e beba o que gosta, mas esteja sempre aberto a novas experiências!

Dica da Sommelier: O mais importante na hora de harmonizar é testar novos sabores, experimentar novas combinações, mas sempre pensando nas preferências de cada pessoa. Coma e beba o que gosta, mas esteja sempre aberto a novas experiências!

Cada vinho possui uma temperatura ideal, entretanto, no geral, podemos seguir a seguinte regra: espumante a 7°C; brancos a 12°C e tintos a 18°C. Em climas quentes como o nosso, é possível baixar, em torno de 2°C, as temperaturas de serviço. A temperatura única de armazenagem de vinhos na adega deve ser 13°C.

Decantação - Existem duas razões básicas para se decantar um vinho: separar o vinho do sedimento que se formou na garrafa ao longo dos anos e permitir que a bebida respire e expanda seus aromas

Decantação: Existem duas razões básicas para se decantar um vinho: separar a bebida  do sedimento que se formou na garrafa ao longo dos anos e permitir que ela respire e expanda seus aromas

Na hora da harmonização, esqueça a regra tradicional “Vinho Branco com Carne Branca e Vinho tinto com carne vermelha”. Hoje, são muitos os elementos que precisam ser levados em conta na hora da harmonização perfeita. Vamos a algumas dicas:

Quanto mais ácido for um prato, mais ácido deve ser o vinho.

Quanto mais doce for o prato, mais doce deve ser o vinho.

Evite pratos apimentados com vinhos muito alcoólicos.

Pratos leves devem ser acompanhados de vinhos leves.

Vinhos tintos tânicos conferem gosto metálico aos peixes.

Depois dessa aula, não tem desculpa para errar na hora de receber bem. Com a taça adequada e o vinho na temperatura correta, é só curtir o momento, recebendo com muito estilo.

vinho

Tags:

Escreva seu comentário


dois − = 1

Logo PE Con Sidebar

Instagram

  • As flores levam cor e vida para os ambientes de
  • Ser me no  uma tarefa fcil nem de longe
  • Com tantas opes disponveis de cortina fica difcil decidir Ento
  • As cores so as responsveis por dar personalidade  decorao
  • Mudar o visual da casa e ainda economizar pode ser
  • Que tal tentar uma coisa nova e que ao mesmo

Newsletter

  

<Maio 2018>
SuMoTuWeThFrSa
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

No Banner to display