
Materiais inusitados criam peças-conceito

Um dos bancos exibidos na mostra Made
Muita ideia legal foi apresentada durante a segunda edição do Made – mercado.arte.design, que rolou no Jockey Club de São Paulo, até o domingo (5 de novembro). Com curadoria de Waldick Jatobá e realização da W/Design, a feira prestou uma uma homenagem ao designer Michael Young e presenteou ao público com instalações inspiradoras, algumas delas com peças em edição limitadíssima. Entre os destaques da mostra estava o espaço Erê-Lab, voltado para que as crianças pudessem interagir com o design, aliando diversão e aprendizado. A ideia foi unir pessoas com meio-ambiente, design art e urbano em um playground que tem no centro uma casa na árvore feita de madeira certificada e uma área de lazer com pedras de borracha de pneus reciclados.

Cadeira feita de palitos, um dos destaques da Made

Detalhe do entrelaçamento dos palitos, na cadeira
Entre as curiosidades, essa cadeira de palitos acima, peça única feita com 3,5 mil palitos de dente e massa plástica, posicionados um a um de forma que eles se unem em uma estrutura rígida para sustentar a cadeira e o peso de uma pessoa sentada.

O banco do conhecimento
Criada pelo estúdio 80e8 a ideia foi se apropriar de novos ingredientes para montar móveis, como esse banco do conhecimento, tomando por base dois livros. Segundo os designers que criaram a peça, o nome do banco é uma abreviatura para “o conhecimento como sustento do homem”. Nesta peça, cada página dos livros é intercalada individualmente e o curioso é que não há cola unindo os volumes. A sustentação se dá pelo atrito entre cada página, o que é potencializado pelo sistema de cabos de aço e esticadores tencionados. Segundo os desenvolvedores, a força resultante do atrito do papel com o papel é superior à força exercida pelo peso de uma pessoa sentada. A física explica!

Folhas são entrepostas, uma a uma, para gerar estabilidade
Curioso também foi o uso dado para os itens usados pelo estúdio criativo Cultivado em casa, fundado em 2013, pelos designers Mika Dutra, Diego Garavinni e Bárbara Meirelles. A ideia do projeto é experimentar materiais e conceitos, transitando por diferentes práticas do design. Dessas experimentações saíram os móveis abaixo – como a estante que tem como pés cavadeiras e como prateleiras chapas de aço.

Estante de escavadeiras: uso incomum do objeto

Detalhe do pé da estante
Ficou super interessante também a poltrona Super jardim, montada em 200 metros de mangueira de PVC flexível, dessas usadas para quintais e jardins. Apenas 13 peças foram produzidas.

A cadeira Super jardim, vista de frente

Super jardim – cadeira parece confortável, não?
LINKS
http://www.80e8.com/
http://www.cultivadoemcasa.com/